quinta-feira, 11 de junho de 2015

Oportunidade







Uns 4 anos atrás, minha querida mãe estava prestes a passar por um processo seletivo para uma promoção no trabalho. Parte do processo era uma redação de tema "oportunidade". Sabendo que eu gosto de escrever, minha mãe pediu minha ajuda. O que surgiu foi esse documento desenterrado no dia de hoje e compartilhado aqui no meu covil de letras laranjas:



 .

Oportunidade

O dicionário define oportunidade como um ensejo, uma perspectiva, uma ocasião, um futuro.
Um ensejo de evoluir, de aprender. Uma perspectiva de se desenvolver, de se aprimorar. Uma ocasião para desfrutar do melhor da vida. Um futuro, que como qualquer outro, é incerto, mas pode ser maravilhoso.
A oportunidade é um presente da vida, uma prova de que tudo pode ficar melhor. Deve-se aproveitar cada oportunidade de aprimoramento, cada instante de possibilidade infinita que surge na estrada da vida.
Entretanto, uma oportunidade também é uma responsabilidade, já que, uma vez que se foi presenteado com ela, nada mais justo que se esforçar ao máximo para conseguir aproveitá-la.  Se preparar para agarrar cada oportunidade de aprimoramento é uma forma concreta de se expressar gratidão pelo imenso presente.
Gratidão, aliás, é uma palavra que sempre acompanha uma oportunidade. Cada momento em que há a possibilidade de progredir profissionalmente ou moralmente, a gratidão de viver esse momento deve estar presente. Mesmo uma oportunidade que aparentemente não foi muito bem aproveitada, deve ser agradecida. Aparentemente, porque nenhuma oportunidade deixa de ser aproveitada, tendo-se sucesso ou não. A falta de sucesso em se aproveitar uma oportunidade é na verdade uma outra oportunidade. É a chance de se analisar seus pontos fracos, suas emoções, seus erros, e então se aprimorar.
A vida está cheia de oportunidades em todos os momentos, e isso torna da vida a melhor de todas as oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário